quinta-feira, 25 de março de 2010

Conectando mundos com a truta Mocha




Terminámos agora a nossa participação no Projecto " Conectando mundos" em colaboração com a Biblioteca da EB1 de Santa Luzía, que envolvia diferentes escolas e países. Ouvimos durante este período, a história de uma família de trutas que necessitou mudar-se para outras "águas" para poder sobreviver, à semelhança de muitos homens e mulheres que necessitam mudar de terra e de país para poderem ter uma vida melhor. Este projecto tinha como principal objectivo promover nas crianças o sentimento de aceitação das culturas e costumes que nos são desconhecidos.


A história da truta Mocha, que era a personagem principal, leva-nos da Lagoa Verde até ao largo Oceano, com todas as peripécias e perigos que podem surgir nestas grandes viagens. É certo que fomos nós quem decidiu o rumo que esta família teria, mas mesmo connosco a ajudar houveram perigos que tiveram que ultrapassar.


Cada turma participante escreveu o fim que mais gostou. Nós achamos que aquela era uma família de musicos e como tal, formaram uma orquestra que viajou por mares e Oceanos a dar espectáculos. Quem sabe não os veremos no Rock in Rio?!

quinta-feira, 18 de março de 2010

A árvore e a Floresta

Era uma vez uma árvore que se chamava Arco-íris. Ela chamava-se Arco-íris porque era colorida. Um dia ela disse à Floresta:
­_ Floresta, porque é que eu nasci colorida?
_ Porque és especial!
Depois veio a trovoada que atacou a Arco – íris e ela ficou sem cor e a Arco-íris disse:
_ Já não sou colorida! – disse a Arco-íris à Floresta.
_ Não te preocupes, agora o amigo Sol vai aquecer-te e daqui a pouco estás linda e colorida como sempre!

Sónia Bico 2º ano

As árvores e as florestas



Era uma vez uma esquilinha sabichona que vivia numa floresta, numa aveleira. Ela sabia tudo e um dia um passarinho voou para a aveleira e perguntou-lhe:
_ Tu és a esquilinha Sabichona?
_ Sim sou porquê? – disse a esquilinha.
_ É que eu não sei para que servem as árvores e o que são florestas! – disse o passarinho.
Então a esquilinha explicou-lhe:
_ As árvores têm várias partes: a raiz, o caule (tronco), as folhas, as flores e os frutos. Cada parte de uma árvore tem funções. A raiz agarra a árvore ao solo e absorve o alimento, o caule ou tronco transporta o alimento e segura as folhas, as flores e os frutos. As folhas permitem que a árvore respire, as flores dão os frutos e os frutos guardam as sementes. As árvores são muito importantes porque nos dão o oxigénio.
Uma floresta é um conjunto de árvores. – disse a esquilinha.
_ Muito obrigado, muito obrigado! – disse o passarinho.
O passarinho foi-se embora e aesquilinha começou a dar aulas!

Maria Balsinhas 2º ano

sábado, 13 de março de 2010

Olá!

Vamos ter um espacinho para apresentar as nossas importantes notícias, os mais alegres desenhos, as mais interessantes pesquisas... tudo o que possamos publicar com muito orgulho!